23/11/2011
Governo de Minas discute mobilidade e transporte em seminário do Crea MG
O aprimoramento do Direito de Ir e Vir: a mobilidade como um dos elementos estruturadores do desenvolvimento sustentável. Esse foi o tema do 11º Seminário de Transportes Multimodais de Minas Gerais e do 2º Seminário Internacional de Transportes para o Desenvolvimento Sustentável realizados, nestas terça (21) e quarta-feira (22), na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).
O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, destacou, na abertura do evento, a importância de se discutir a questão da mobilidade no âmbito urbano em todo o Estado. Ele ainda avaliou como positiva a integração dos governos Federal, Estadual e Municipal neste momento em que Belo Horizonte e Região Metropolitana passam por diversas melhorias; algumas delas já em uso pela população, como a implantação da Linha Verde e a segunda etapa da duplicação da avenida Antônio Carlos.
“O governador Anastasia vem dando ênfase maior à melhoria das condições de mobilidade urbana na região metropolitana, sendo esse um dos maiores desafios da atualidade. Em metrópoles mais avançadas do mundo moderno, como Londres, Nova York e Paris, o sistema de metrô corre o risco de fadiga se não forem tomadas providências no sentido de serem mantidas condições de atendimento às demandas de passageiros, com a implantação de tecnologias e aprimoramentos técnicos”, finalizou Melles.
Proaero
Para o diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Migliorini, pesquisas e levantamentos realizados na área de transporte, comparando o modal rodoviário e aéreo, indicam a possibilidade de crescimento da segunda opção em função da existência de uma demanda reprimida. Como exemplo foi citada a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, que tem partidas de ônibus 30 em 30 minutos para alguns destinos, confirmando a existência de uma demanda regular e diária.
A exemplo do que aconteceu com Aeroporto Presidente Itamar Cautieiro Franco, na Zona da Mata, que está se viabilizando como um hub logístico, existem estudos para que outros aeródromos mineiros também passem a desempenhar essa função. Com transporte regular de passageiros já existem 14 aeroportos em operação no Estado: Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Pampulha, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia, Aeroporto Presidente Itamar Cautieiro Franco, Araxá, Ipatinga, Governador Valadares, São João del-Rei, Diamantina, Patos de Minas, Juiz de Fora e Varginha.
“Em Minas, existem 93 aeroportos homologados. Seis administrados pela Infraero - Internacional Tancredo Neves, Pampulha, Carlos Prates, Montes Claros, Uberlândia e Uberaba -; um pela iniciativa privada (Usiminas), localizado em Ipatinga; um que pertence ao Governo de Minas, que é o aeroporto Regional da Zona da Mata, agora denominado de Aeroporto Presidente Itamar Cautieiro Franco; e os demais 85 aeroportos e aeródromos públicos são de responsabilidade dos municípios”, concluiu Migliorini.
O consultor especial do Sindicato das Empresas Aeroviárias, Brigadeiro Allemander Pereira Filho, enfatizou a qualidade e a eficiência dos investimentos realizados pelo Governo de Minas por meio do Proaero, em que se destaca o investimento na reforma e modernização de 24 aeroportos. “Em 2010 as viagens de avião no Brasil superaram o transporte rodoviário interestadual. Um fator que tem contribuído com isso tem sido a qualidade das aeronaves e o número de assentos disponíveis, que vão de 18 a 215 lugares, e o grande concorrente da aviação comercial é o veículo particular”, finalizou o Brigadeiro.
O diretor da Multiterminais Alfandegados, Denilson Duarte, empresa que o Governo de Minas, através da Setop, contratou para a administração do Aeroporto Presidente Itamar Cautieiro Franco com a missão de transformá-lo em um hub logístico internacional, destacou e reafirmou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada neste empreendimento.
Proacesso
Para o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), José Elcio Monteze, “é indiscutível a importância da rodovia como fator indutor de desenvolvimento econômico e social, visto que ela funciona como elemento facilitador do transporte de cargas, bens, passageiros e serviços”. Desde 2003 até 2011, o Governo de Minas, através da Setop e do DER-MG, investiu mais de R$ 7,5 bilhões em infraestrutura rodoviária, em programas como o Proacesso, Promg, Proseg e em serviços de recuperação funcional e manutenção.
O Proacesso tem como meta principal realizar a pavimentação asfáltica de 225 acessos, totalizando 5.456 quilômetros, a municípios de baixo índice de desenvolvimento (IDH), promovendo a ligação da sede do município a uma rodovia pavimentada. Atualmente, o programa tem 192 trechos concluídos, o que representa 85% do total, 27 trechos com obras em andamento e seis trechos pertencentes ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
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