Centro Infantil

Décadas de 1940 e 1950

 

 

Década de 1950

 

 

Randolfo Trindade Filho (08/1946 - 09/1946 -- 05/1958 - 02/1961)

 

 

 

 

 

 

 

João Kubitschek de Figueiredo (09/1946 - 09/1947 -- 12/1954 - 05/1958)

 

 

 

José Custódio de C. Drumond (09/1947 - 01/1951)

Celso Claro Horta Murta (02/1951 - 07/1953)

Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953

Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953

Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953

Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953

Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953

Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953

José Lafayette S. Prado (02/1961 - 03/161)

Ney Torres (03/1961 - 05/1963)

Captura de tela 2024 03 27 094308

Captura de tela 2024 03 27 094331

Captura de tela 2024 03 27 094337

Idalmo Mourão (05/1963 - 05/1964)

 

Eliseu Resende (05/1964 - 04/1967)

 

Eduardo da Silva Bambirra (04/1967 - 01/1970)

Moacir Monteiro da Silva (08/1970 - 04/1971)

 

Geraldo Pereira da Silva (04/1971 - 07/1978)

João Cataldo Pinto (07/1978 - 03/1979)

Carlos Alberto Fonseca Salgado (03/1979 - 03/1983)

Antônio Alberto Canabrava (04/1983 - 03/1987)

Maurício Guedes de Mello (03/1987 - 07/1989 -- 03/2001 - 01/2002)

 

 

Róscio Silva da Souza (07/1989 - 03/1990)

Saint Clair Schimiett Terres (03/1990 - 03/1991)

Ricardino Augusto de Novaes Filho (03/1991 - 05/1992)

Dario Rutier Duarte (05/1992 - 01/1995)

Mauro Roberto S. Vasconcellos (01/1995 - 01/1999)

 

Antônio Erdes Bortoletti (01/1999 - 03/2000)

Carlos Patrício Freitas Pereira (03/2000-03/2000)

Ivon Borges Martins (03/2000 - 04/2000)

Flávio Góes Menicucci (04/2000 - 03/2001)

 

Marco Antônio Marques de Oliveira (01/2002 - 01/2002)

Antônio Demétrio Bassili (01/2002 - 12/2002)

Renato César do Nascimento Santana (01/2003 - 11/2004)

 

José Elcio Santos Monteze (11/2004 - 12/2014)

 

Célio Dantas de Brito (01/2015 - 01/2017)

Djaniro da Silva (01/2017 - 09/2017)

Davidsson Canesso de Oliveira (09/2017 - 12/2018)

Fabrício Torres Sampaio (01/2019 - 02/2021)

Fernando Scharlack Marcato (02/2021 - 07/2021)

Robson C. Santana Paes Loures (07/2021 - 08/2022)

1ª Unidade Regional - Belo Horizonte

1 crg inaugurao da gameleira 1973 21ª URG - Inauguração da gameleira (1973)

1 crg inaugurao da 1 crg gameleira 1973 41ª URG - Inauguração da gameleira (1973) 

1 crg inaugurao da 1 crg gameleira 1973 51ª URG - Inauguração da gameleira (1973) 

1 crg inaugurao da 1 crg gameleira 19731ª URG - Inauguração da gameleira (1973) 

1 crg inaugurao da 1 crg gameleira 1973 31ª URG - Inauguração da gameleira (1973)

 

1 crg inaugurao da 1 crg gameleira 1973 61ª URG - Inauguração da gameleira (1973)

 

1 crg visita do Gov. Aureliano Chaves 1 RR MG 1977 21ª URG - visita do Governador Aureliano Chaves (1977) 

1 crg visita do Gov. Aureliano Chaves 1 RR MG 19771ª URG - visita do Governador Aureliano Chaves (1977) 

1 crg visita do gov. aureliano chaves 1 rr mg 19771ª URG - visita do Governador Aureliano Chaves (1977) 

 

 

 

 

 

 

 

2ª Unidade Regional - Guanhães

2 crg inaugurao da 2 crg guanhes 19772ª URG - Guanhães - Inauguração (1977)

2 crg inaugurao da 2 crg 19772ª URG - Guanhães - Inauguração (1977)

 

 

 

3ª Unidade Regional - Pará de Minas

3 crg inaugurao da 3 crg em para de minas 19713ª URG - Inauguração - Pará de Minas (1971)

3 crg inaugurao da 3 crg para de minas 1971 23ª URG - Inauguração - Pará de Minas (1971)

3 crg inaugurao da 3 crg para de minas 1971 33ª URG - Inauguração - Pará de Minas (1971)

3 crg inaugurao da 3 crg para de minas 19713ª URG - Inauguração - Pará de Minas (1971)

4ª Unidade Regional - Barbacena

em atualização...

5ª Unidade Regional - Ubá

em atualização...

6ª Unidade Regional - Montes Claros

em atualização...

7ª Unidade Regional - Araxá

7 arax prdio administrao antiga7ª URG -  Araxá - Prédio Administração 

7ª crg - araxá - vista fachada principal 7ª URG - Araxá - Vista fachada principal

7 urg arax antiga7ª Residência - Araxá 

7 urg arax antiga 7ª Residência - Araxá

7 urg arax inaugurao 7ª URG - Araxá - Inauguração

7 urg arax inaugurao bombas abastecimento7ª URG - Araxá - Inauguração bombas de abastecimento

7 urg arax inaugurao 7ª URG - Araxá - Inauguração

7 urg arax placa inaugurao 7ª URG - Inauguração Placa

7 crg Arax Situao Atual 7ª URG - Araxá (1994)

8ª Unidade Regional - Diamantina

8 urg diamantina8ª URG - Diamantina

8 urg diamantina8ª URG - Diamantina

Acampamento Serro

9ª Unidade Regional - Curvelo

9 urg noticia

10ª Unidade Regional - Varginha

em atualização...

11ª Unidade Regional - Uberlândia

em atualização...

12ª Unidade Regional - Itabira

em atualização...

13ª Unidade Regional - Brasília de Minas

13 CRG inaugurao do edifcio SEDE 197613ª URG - Brasília de Minas - Inauguração (1976)

14ª Unidade Regional - Patos de Minas

em atualização...

15ª Unidade Regional - Poços de Caldas

em atualização...

16ª Unidade Regional - Oliveira

16 urg oliveira inaugurao da cooperativa do DER 197916ª URG - Oliveira - Inauguração (1979)

16 urg oliveira inaugurao da Cooperativa do DER 197916ª URG - Oliveira - Inauguração (1979)

16 urg oliveira inaugurao cooperativa do DER OLIVEIRA 197916ª URG - Oliveira - Inauguração (1979)

 

 

17ª Unidade Regional - Ponte Nova

17 urg inaugurao 197917ª URG - Ponte Nova (1979)

17 urg inaugurao 1979 217ª URG - Ponte Nova (1979)

17 urg ponte nova inaugurao 197917ª URG - Ponte Nova (1979)

17 crg setembro Inaugurao 1979 317ª URG - Ponte Nova (1979)

17 crg inaugurao da 17 crg em setembro 197917ª URG - Ponte Nova (1979)

17 crg setembro Inaugurao 1979 217ª URG - Ponte Nova (1979)

18ª Unidade Regional - Monte Carmelo

em atualização...

19ª Unidade Regional - Itajubá

em atualização...

20ª Unidade Regional - Formiga

em atualização...

21ª Unidade Regional - Jequitinhonha

em atualização...

22ª Unidade Regional - Araçuaí

em atualização...

23ª Unidade Regional - Governador Valadares

em atualização...

24ª Unidade Regional - Passos

24 urg passos 1976 224ª URG - Passos (1976)

24 urg passos 197624ª URG - Passos (1976)

Foi notícia em 1991

 

25ª Unidade Regional - Uberaba

25 urg uberaba25ª URG - Uberaba

26ª Unidade Regional - Paracatu

em atualização...

27ª Unidade Regional - Pedra Azul

27 urg pedra 197427ª URG - Pedra Azul (1974)

27 urg pedra azul 197427ª URG - Pedra Azul (1974)

27 urg pedra azul 197427ª URG - Pedra Azul (1974)

28ª Unidade Regional - Teófilo Otoni

28 urg inaugurao 196828ª URG - Teófilo Otoni - Inauguração (1968)

29ª Unidade Regional - Manhumirim

em atualização...

30ª Unidade Regional - Juiz de Fora

em atualização...

31ª Unidade Regional - Ituiutaba

em atualização...

32ª Unidade Regional - Janaúba

em atualização...

33ª Unidade Regional - Pirapora

33 urg inaugurao 1980 433ª URG - Pirapora - Inauguração (1980)

33 urg inaugurao 1980 233ª URG - Pirapora - Inauguração (1980)

33 crg inaugurao 198033ª URG - Pirapora - Inauguração (1980)

33 urg 198033ª URG - Pirapora - Inauguração (1980)

33 urg inaugurao 1980

33ª URG - Pirapora - Inauguração (1980)

34ª Unidade Regional - Salinas

em atualização...

35ª Unidade Regional - Abaeté

em atualização...

36ª Unidade Regional - Arinos

em atualização...

37ª Unidade Regional - Januária

37 URG - Januária - Inauguração 1981

38ª Unidade Regional - Capelinha

38° URG - Capelinha

38º URG - Capelinha - Inauguração 1986

39ª Unidade Regional - João Pinheiro

39 urg Januria inaugurao

40ª Unidade Regional - Coronel Fabriciano

em atualização...

Prédio

 

 

predio 3 min

 

 

 

 

 

 

A evolução das estradas mineiras

 

 

 

Séc XVII e XIX - As primeiras estradas de Minas

Durante todo o século XVIII e parte do XIX, as Estradas Reais foram os principais troncos viários que possibilitaram o desenvolvimento urbano de vilas e arraiais, consequentemente, da economia, através do comércio e da implantação das primeiras indústrias, assim como a proximidade com a corte ajudou na criação de um pólo cultural na região centro-sul do território.

Em 1841, com a necessidade de construir um caminho melhor de Porto da Estrela-RJ a Petrópolis, surgiu a Estrada Normal da Serra da Estrela, que pode ser percorrida até hoje. A estrada era a principal via para se chegar às Minas Gerais e tinha grande importância econômica.

Em 1861, nascia a Estrada União e Indústria, cuja receita provinha da cobrança de pedágio por mercadoria, mais precisamente por burro carregado. Os trabalhos da estrada tiveram início em 1856, sendo inaugurada por D. Pedro II em 23 de junho de 1861. Através desta estrada, construída com pedra britada, saibro e recalque de cilindro, unindo Petrópolis a Juiz de Fora, era possível percorrer seus 144 quilômetros à fantástica velocidade de 20 km/h nas diligências da época.

 

1923 a 1945 - Inspetoria-geral de estradas

A construção e a conservação de estradas de rodagem passaram a ser de responsabilidade dos municípios, ficando para o Estado apenas as consideradas mais importantes sob o critério político.

A utilização de um sistema descentralizado comprometia a eficácia do sistema de transportes nos estados. Como primeira solução para resolver o problema, foi criada a Inspetoria-geral de estradas, subordinada à Secretaria de Viação e Obras Públicas.

Em 1945, o crescimento do Estado e a necessidade de interligar os municípios mineiros obrigaram a Secretaria a sofrer uma nova reorganização, criando o que seria o embrião do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais.

Com a criação do Fundo Rodoviário Nacional, pelo Governo Federal, em 1945, disponibilizando auxílio financeiro aos Estados, a fundação de um departamento ou repartição de estradas de rodagem tornou-se inevitável.

 

1946 - Criação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais

Ainda na sede da Secretaria de Viação e Obras Públicas, nascia, em 04 de maio de 1946, como pessoa jurídica e autonomia financeira e administrativa, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, que seria o responsável pelo gerenciamento da parcela do Fundo Rodoviário Nacional, que cabia ao estado de Minas Gerais.

Seu primeiro diretor-geral foi o engenheiro Randolfo Trindade. Os primeiros técnicos não contavam com infraestrutura adequada para o trabalho, como aparelhagem e recursos financeiros suficientes e específicos para a área. Somente o trabalho árduo e criativo de cada um, permitiu transformar a realidade do rodoviarismo mineiro.

Registros da época dão conta de que a rede rodoviária recebida pelo DER-MG era formada por estradas "carroçáveis" e/ou de "estiagem", pois somente podiam ser utilizadas durante o período seco.

 

1953 - Inaugurada a Sede do DER-MG

O orçamento do DER-MG, que entre 1950/1951 havia aumentado em 9,3%, foi acrescido em 282% entre 1951/1952, a fim de possibilitar a viabilização das obras e aquisição dos equipamentos necessários.

Iniciaram-se, também, as pesquisas e ensaios técnicos de tipos de pavimentos econômicos, duráveis e resistentes, adequados às rodovias de Minas Gerais. O DER-MG se desenvolveu rapidamente e ganhou uma importância e dimensão tão grandes que, em 1953, foi inaugurada a sua Sede, com a presença do então Governador Juscelino Kubitscheck, que recebeu, na ocasião, o título de patrono do órgão.

Com base no Plano Rodoviário Nacional foi criado o Plano Rodoviário Estadual, que estimava a construção de uma malha de 12 mil quilômetros. Focado nessa meta, o DER-MG transformou Minas Gerais em um grande canteiro de obras para a construção de estradas que ligariam entre si os principais pontos urbanos do estado.

 

Anos 60 e 70 - Tecnologia aprimora caminhos

Entre 1964 e 1967, muitas alterações se verificaram em nível de qualidade e inovação de tecnologias.

Na década de 70, o órgão trabalhava na construção das estradas mineiras no mesmo ritmo que o "milagre econômico brasileiro" chegava ao seu apogeu.

Na época, o DER-MG contava com 30 Coordenadorias Regionais que se reportavam diretamente ao diretor-geral, provocando uma sobrecarga em suas atribuições. Para equacionar a situação e adequar-se à nova realidade, diversos modelos estruturais administrativos foram implantados.

 

 

 

Anos 80 e 90 - Mais de 1000 quilômetros em novas rodovias no Vale do Jequitinhonha e o transporte metropolitano

Com empréstimos internacionais, o DER-MG manteve suas máquinas trabalhando nos anos 80Apenas no Vale do Jequitinhonha foram implantados mais de mil quilômetros de novas rodovias.

Nos anos 90, com a extinção da Transportes Metropolitanos - Transmetro, além do gerenciamento do transporte intermunicipal mineiro, o DER-MG passou a ser responsável, também, pelo gerenciamento do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O DER-MG chegou à essa década com uma estrutura operacional composta da Sede e por 40 Coordenadorias Regionais, distribuídas por todas as regiões de Minas Gerais.

 

 

Anos 2000 - Minas Gerais tem malha viária aproximada de 24 mil quilômetros de extensão

Em 2016, o DER/MG incorporou às suas atividades, as funções e o corpo de servidores do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais - DEOP/MG e passou a se chamar Departamento de Edificações de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais - DEER/MG. Porém, em 2020, por meio da Lei 23.553, sem que houvesse alterações de suas atribuições, a sigla do órgão voltou a ter apenas um "E", DER-MG.

Em 2023, todos os setores da Sede do Departamento passaram a funcionar na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) e os prédios da Avenida dos Andradas foram tombados como Patrimônio Histórico e Cultural do Municipio de Belo Horizonte.

Com um corpo técnico altamente qualificado, composto por cerca de 1500 servidores, o DER-MG está presente em todo o Estado. Além da Sede em Belo Horizonte, são 40 Unidades Regionais que desenvolvem atividades relativas à construção e manutenção de estradas e rodovias, fiscalização, educação para a segurança no trânsito, bem como à elaboração, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), estudos, pesquisas e projetos que visam melhorias no tráfego e no trânsito.

 

Aqui está reunido um acervo com a trajetória, evolução das técnicas empregadas e os desafios vividos pelo DER-MG, ao longo das quase oito décadas de existência, no decorrer do trabalho em prol da expansão e manutenção da rede rodoviária estadual.

O Museu será uma construção contínua e colaborativa do legado deste órgão de grandiosa importância nacional.

Além de um registro histórico, o acervo será uma importante fonte de conhecimento e de inspiração para as futuras gerações, que continuarão a constatar como projetos de infraestrutura, planejamento e engenharia podem transformar a vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.

Por meio de fotografias e vídeos, você poderá explorar a rica história do Departamento, desde sua fundação, em 1946, até os dias atuais.

Há muito conteúdo, ainda, a ser postado.
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