Relatos históricos
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Diretores-gerais
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Randolfo Trindade Filho (08/1946 - 09/1946 -- 05/1958 - 02/1961)
João Kubitschek de Figueiredo (09/1946 - 09/1947 -- 12/1954 - 05/1958)
José Custódio de C. Drumond (09/1947 - 01/1951)
Celso Claro Horta Murta (02/1951 - 07/1953)
Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953
Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953
Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953
Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953
Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953
Inauguração do prédio da SEDE de DER-MG - 1953
José Lafayette S. Prado (02/1961 - 03/161)
Ney Torres (03/1961 - 05/1963)
Idalmo Mourão (05/1963 - 05/1964)
Eliseu Resende (05/1964 - 04/1967)
Eduardo da Silva Bambirra (04/1967 - 01/1970)
Moacir Monteiro da Silva (08/1970 - 04/1971)
Geraldo Pereira da Silva (04/1971 - 07/1978)
João Cataldo Pinto (07/1978 - 03/1979)
Carlos Alberto Fonseca Salgado (03/1979 - 03/1983)
Antônio Alberto Canabrava (04/1983 - 03/1987)
Maurício Guedes de Mello (03/1987 - 07/1989 -- 03/2001 - 01/2002)
Róscio Silva da Souza (07/1989 - 03/1990)
Saint Clair Schimiett Terres (03/1990 - 03/1991)
Ricardino Augusto de Novaes Filho (03/1991 - 05/1992)
Dario Rutier Duarte (05/1992 - 01/1995)
Mauro Roberto S. Vasconcellos (01/1995 - 01/1999)
Antônio Erdes Bortoletti (01/1999 - 03/2000)
Carlos Patrício Freitas Pereira (03/2000-03/2000)
Ivon Borges Martins (03/2000 - 04/2000)
Flávio Góes Menicucci (04/2000 - 03/2001)
Marco Antônio Marques de Oliveira (01/2002 - 01/2002)
Antônio Demétrio Bassili (01/2002 - 12/2002)
Renato César do Nascimento Santana (01/2003 - 11/2004)
José Elcio Santos Monteze (11/2004 - 12/2014)
Célio Dantas de Brito (01/2015 - 01/2017)
Djaniro da Silva (01/2017 - 09/2017)
Davidsson Canesso de Oliveira (09/2017 - 12/2018)
Fabrício Torres Sampaio (01/2019 - 02/2021)
Fernando Scharlack Marcato (02/2021 - 07/2021)
Robson C. Santana Paes Loures (07/2021 - 08/2022)
Unidades Regionais
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1ª Unidade Regional - Belo Horizonte
1ª URG - Inauguração da gameleira (1973)
1ª URG - Inauguração da gameleira (1973)
1ª URG - Inauguração da gameleira (1973)
1ª URG - Inauguração da gameleira (1973)
1ª URG - Inauguração da gameleira (1973)
1ª URG - Inauguração da gameleira (1973)
1ª URG - visita do Governador Aureliano Chaves (1977)
1ª URG - visita do Governador Aureliano Chaves (1977)
1ª URG - visita do Governador Aureliano Chaves (1977)
2ª Unidade Regional - Guanhães
2ª URG - Guanhães - Inauguração (1977)
2ª URG - Guanhães - Inauguração (1977)
3ª Unidade Regional - Pará de Minas
3ª URG - Inauguração - Pará de Minas (1971)
3ª URG - Inauguração - Pará de Minas (1971)
3ª URG - Inauguração - Pará de Minas (1971)
3ª URG - Inauguração - Pará de Minas (1971)
4ª Unidade Regional - Barbacena
em atualização...
5ª Unidade Regional - Ubá
em atualização...
6ª Unidade Regional - Montes Claros
em atualização...
7ª Unidade Regional - Araxá
7ª URG - Araxá - Prédio Administração
7ª URG - Araxá - Vista fachada principal
7ª Residência - Araxá
7ª Residência - Araxá
7ª URG - Araxá - Inauguração
7ª URG - Araxá - Inauguração bombas de abastecimento
7ª URG - Araxá - Inauguração
7ª URG - Inauguração Placa
7ª URG - Araxá (1994)
8ª Unidade Regional - Diamantina
8ª URG - Diamantina
8ª URG - Diamantina
Acampamento Serro
9ª Unidade Regional - Curvelo
10ª Unidade Regional - Varginha
em atualização...
11ª Unidade Regional - Uberlândia
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12ª Unidade Regional - Itabira
em atualização...
13ª Unidade Regional - Brasília de Minas
13ª URG - Brasília de Minas - Inauguração (1976)
14ª Unidade Regional - Patos de Minas
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15ª Unidade Regional - Poços de Caldas
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16ª Unidade Regional - Oliveira
16ª URG - Oliveira - Inauguração (1979)
16ª URG - Oliveira - Inauguração (1979)
16ª URG - Oliveira - Inauguração (1979)
17ª Unidade Regional - Ponte Nova
17ª URG - Ponte Nova (1979)
17ª URG - Ponte Nova (1979)
17ª URG - Ponte Nova (1979)
17ª URG - Ponte Nova (1979)
17ª URG - Ponte Nova (1979)
17ª URG - Ponte Nova (1979)
18ª Unidade Regional - Monte Carmelo
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19ª Unidade Regional - Itajubá
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20ª Unidade Regional - Formiga
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21ª Unidade Regional - Jequitinhonha
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22ª Unidade Regional - Araçuaí
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23ª Unidade Regional - Governador Valadares
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24ª Unidade Regional - Passos
24ª URG - Passos (1976)
24ª URG - Passos (1976)
Foi notícia em 1991
25ª Unidade Regional - Uberaba
25ª URG - Uberaba
26ª Unidade Regional - Paracatu
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27ª Unidade Regional - Pedra Azul
27ª URG - Pedra Azul (1974)
27ª URG - Pedra Azul (1974)
27ª URG - Pedra Azul (1974)
28ª Unidade Regional - Teófilo Otoni
28ª URG - Teófilo Otoni - Inauguração (1968)
29ª Unidade Regional - Manhumirim
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30ª Unidade Regional - Juiz de Fora
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31ª Unidade Regional - Ituiutaba
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32ª Unidade Regional - Janaúba
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33ª Unidade Regional - Pirapora
33ª URG - Pirapora - Inauguração (1980)
33ª URG - Pirapora - Inauguração (1980)
33ª URG - Pirapora - Inauguração (1980)
33ª URG - Pirapora - Inauguração (1980)
33ª URG - Pirapora - Inauguração (1980)
34ª Unidade Regional - Salinas
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35ª Unidade Regional - Abaeté
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36ª Unidade Regional - Arinos
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37ª Unidade Regional - Januária
37 URG - Januária - Inauguração 1981
38ª Unidade Regional - Capelinha
38° URG - Capelinha
38º URG - Capelinha - Inauguração 1986
39ª Unidade Regional - João Pinheiro
40ª Unidade Regional - Coronel Fabriciano
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Linha do tempo
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A evolução das estradas mineiras
Séc XVII e XIX - As primeiras estradas de Minas
Durante todo o século XVIII e parte do XIX, as Estradas Reais foram os principais troncos viários que possibilitaram o desenvolvimento urbano de vilas e arraiais, consequentemente, da economia, através do comércio e da implantação das primeiras indústrias, assim como a proximidade com a corte ajudou na criação de um pólo cultural na região centro-sul do território.
Em 1841, com a necessidade de construir um caminho melhor de Porto da Estrela-RJ a Petrópolis, surgiu a Estrada Normal da Serra da Estrela, que pode ser percorrida até hoje. A estrada era a principal via para se chegar às Minas Gerais e tinha grande importância econômica.
Em 1861, nascia a Estrada União e Indústria, cuja receita provinha da cobrança de pedágio por mercadoria, mais precisamente por burro carregado. Os trabalhos da estrada tiveram início em 1856, sendo inaugurada por D. Pedro II em 23 de junho de 1861. Através desta estrada, construída com pedra britada, saibro e recalque de cilindro, unindo Petrópolis a Juiz de Fora, era possível percorrer seus 144 quilômetros à fantástica velocidade de 20 km/h nas diligências da época.
1923 a 1945 - Inspetoria-geral de estradas
A construção e a conservação de estradas de rodagem passaram a ser de responsabilidade dos municípios, ficando para o Estado apenas as consideradas mais importantes sob o critério político.
A utilização de um sistema descentralizado comprometia a eficácia do sistema de transportes nos estados. Como primeira solução para resolver o problema, foi criada a Inspetoria-geral de estradas, subordinada à Secretaria de Viação e Obras Públicas.
Em 1945, o crescimento do Estado e a necessidade de interligar os municípios mineiros obrigaram a Secretaria a sofrer uma nova reorganização, criando o que seria o embrião do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais.
Com a criação do Fundo Rodoviário Nacional, pelo Governo Federal, em 1945, disponibilizando auxílio financeiro aos Estados, a fundação de um departamento ou repartição de estradas de rodagem tornou-se inevitável.
1946 - Criação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais
Ainda na sede da Secretaria de Viação e Obras Públicas, nascia, em 04 de maio de 1946, como pessoa jurídica e autonomia financeira e administrativa, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, que seria o responsável pelo gerenciamento da parcela do Fundo Rodoviário Nacional, que cabia ao estado de Minas Gerais.
Seu primeiro diretor-geral foi o engenheiro Randolfo Trindade. Os primeiros técnicos não contavam com infraestrutura adequada para o trabalho, como aparelhagem e recursos financeiros suficientes e específicos para a área. Somente o trabalho árduo e criativo de cada um, permitiu transformar a realidade do rodoviarismo mineiro.
Registros da época dão conta de que a rede rodoviária recebida pelo DER-MG era formada por estradas "carroçáveis" e/ou de "estiagem", pois somente podiam ser utilizadas durante o período seco.
1953 - Inaugurada a Sede do DER-MG
O orçamento do DER-MG, que entre 1950/1951 havia aumentado em 9,3%, foi acrescido em 282% entre 1951/1952, a fim de possibilitar a viabilização das obras e aquisição dos equipamentos necessários.
Iniciaram-se, também, as pesquisas e ensaios técnicos de tipos de pavimentos econômicos, duráveis e resistentes, adequados às rodovias de Minas Gerais. O DER-MG se desenvolveu rapidamente e ganhou uma importância e dimensão tão grandes que, em 1953, foi inaugurada a sua Sede, com a presença do então Governador Juscelino Kubitscheck, que recebeu, na ocasião, o título de patrono do órgão.
Com base no Plano Rodoviário Nacional foi criado o Plano Rodoviário Estadual, que estimava a construção de uma malha de 12 mil quilômetros. Focado nessa meta, o DER-MG transformou Minas Gerais em um grande canteiro de obras para a construção de estradas que ligariam entre si os principais pontos urbanos do estado.
Anos 60 e 70 - Tecnologia aprimora caminhos
Entre 1964 e 1967, muitas alterações se verificaram em nível de qualidade e inovação de tecnologias.
Na década de 70, o órgão trabalhava na construção das estradas mineiras no mesmo ritmo que o "milagre econômico brasileiro" chegava ao seu apogeu.
Na época, o DER-MG contava com 30 Coordenadorias Regionais que se reportavam diretamente ao diretor-geral, provocando uma sobrecarga em suas atribuições. Para equacionar a situação e adequar-se à nova realidade, diversos modelos estruturais administrativos foram implantados.
Anos 80 e 90 - Mais de 1000 quilômetros em novas rodovias no Vale do Jequitinhonha e o transporte metropolitano
Com empréstimos internacionais, o DER-MG manteve suas máquinas trabalhando nos anos 80. Apenas no Vale do Jequitinhonha foram implantados mais de mil quilômetros de novas rodovias.
Nos anos 90, com a extinção da Transportes Metropolitanos - Transmetro, além do gerenciamento do transporte intermunicipal mineiro, o DER-MG passou a ser responsável, também, pelo gerenciamento do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O DER-MG chegou à essa década com uma estrutura operacional composta da Sede e por 40 Coordenadorias Regionais, distribuídas por todas as regiões de Minas Gerais.
Anos 2000 - Minas Gerais tem malha viária aproximada de 24 mil quilômetros de extensão
Em 2016, o DER/MG incorporou às suas atividades, as funções e o corpo de servidores do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais - DEOP/MG e passou a se chamar Departamento de Edificações de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais - DEER/MG. Porém, em 2020, por meio da Lei 23.553, sem que houvesse alterações de suas atribuições, a sigla do órgão voltou a ter apenas um "E", DER-MG.
Em 2023, todos os setores da Sede do Departamento passaram a funcionar na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) e os prédios da Avenida dos Andradas foram tombados como Patrimônio Histórico e Cultural do Municipio de Belo Horizonte.
Com um corpo técnico altamente qualificado, composto por cerca de 1500 servidores, o DER-MG está presente em todo o Estado. Além da Sede em Belo Horizonte, são 40 Unidades Regionais que desenvolvem atividades relativas à construção e manutenção de estradas e rodovias, fiscalização, educação para a segurança no trânsito, bem como à elaboração, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), estudos, pesquisas e projetos que visam melhorias no tráfego e no trânsito.
Museu Virtual DER-MG
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Aqui está reunido um acervo com a trajetória, evolução das técnicas empregadas e os desafios vividos pelo DER-MG, ao longo das quase oito décadas de existência, no decorrer do trabalho em prol da expansão e manutenção da rede rodoviária estadual.
O Museu será uma construção contínua e colaborativa do legado deste órgão de grandiosa importância nacional.
Além de um registro histórico, o acervo será uma importante fonte de conhecimento e de inspiração para as futuras gerações, que continuarão a constatar como projetos de infraestrutura, planejamento e engenharia podem transformar a vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.
Por meio de fotografias e vídeos, você poderá explorar a rica história do Departamento, desde sua fundação, em 1946, até os dias atuais.
Há muito conteúdo, ainda, a ser postado.
Caso tenha fotos ou vídeos que queira compartilhar, envie para a Assessoria de Comunicação no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.