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24/07/2025

DER-MG interdita AMG-0520 para realizar reparo na pista

Para recuperar o km 5 da AMG-0520, que se encontra em meia-pista, desde último período chuvoso, o DER-MG vai interditar a partir das 17:30 horas, desta quinta-feira (24/7), o tráfego nos dois sentidos, para a implantação de um bueiro, que integra o sistema de drenagem da rodovia. A previsão de liberação da pista deve acontecer em uma semana.

O serviço compreende a estabilização do talude de aterro, recomposição da drenagem e implantação de bueiro em tubo de alta densidade (PEAD). Até o momento a obra vinha sendo realizada fora da pista e o tráfego permanecia em meia pista.

O fluxo de veículos estava sendo realizado em meia pista desde o último período chuvoso, quando fortes chuvas que caíram na região, por três dias consecutivos e com índices pluviométricos superiores a 100 mm diários, provocaram o rompimento do talude de aterro no km 5.

Como medida preventiva e de segurança viária, desde o rompimento do talude, a erosão na pista foi isolada por um cordão de asfalto para proteção das chuvas e foi implantada sinalização no local para orientação dos motoristas.

Opção de desvio

Para os motoristas que se deslocam entre Oliveira Fortes e Aracitaba, a opção de deslocamento será com a utilização de um trecho não pavimentado que liga Paiva a Aracitaba, com 8,38 quilômetros de extensão.

desvio amg 0520 arte ana feres der mg

DER-MG na AMG-0520

Em agosto de 2022, dentro do programa Caminhos para Avançar - Novas Estradas, o DER-MG concluiu a recuperação de um ponto crítico no km 7,5 da rodovia AMG-0520, com a estabilização de talude de aterro no trecho de acesso a Aracitaba.

Em fevereiro de 2025, foi concluída a recuperação funcional do pavimento das rodovias AMG-0520 / MG-452, no trecho de Aracitaba ao entroncamento da MG-452 para Oliveira Fortes e Paiva a Oliveira Fortes, em um trecho de 17,74 km, além de aterro sobre solo mole na AMG-0520 (km 2,0), implantação de duas variantes na MG-452 (nos kms 14,5 e 17); recuperação de talude de aterro com muro (km 12,5) e substituição de bueiro existente no km 24,0. O investimento dentro do programa Caminhos para Avançar - Novas Estradas foi de R$ 20.2 milhões.