Notícias

29/08/2025

Matheus Guimarães Novais assume diretoria-geral do DER-MG

O engenheiro civil e administrador público Matheus Guimarães Novais assumiu, nesta sexta-feira (29/08), o cargo de diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Com ampla experiência em gestão de infraestrutura e transportes, ele já exercia a função de vice-diretor do órgão desde 2021.

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), é pós-graduado em Planejamento Ambiental Urbano, pela mesma instituição, e atualmente cursa mestrado em Geotecnia e Transportes, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP).

 Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos de destaque, entre eles as superintendências de Regularização Fundiária e de Infraestrutura, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), e de Obras Públicas, na Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

No DER-MG, iniciou sua atuação como chefe da Assessoria de Gestão Estratégica. Essa caminhada lhe proporcionou sólida vivência na gestão pública e consolidou sua expertise no planejamento e execução de projetos de infraestrutura rodoviária.

Na nova função, Novais destaca que sua prioridade é dar continuidade ao processo de modernização da gestão e de aprimoramento da malha viária mineira. “Nosso compromisso é oferecer infraestrutura de qualidade, com foco em segurança, mobilidade e sustentabilidade. O DER-MG tem papel essencial no desenvolvimento de Minas e vamos trabalhar para garantir que cada investimento se traduza em benefícios reais para a população”, afirmou.

Na manhã desta sexta-feira, o novo diretor-geral já participou de sua primeira reunião com assessores e diretores do DER-MG, quando ressaltou a necessidade de dar continuidade às ações que vinham sendo desenvolvidas e da importância de união e transparência entre os diversos setores da instituição.